Implantologia

implantologia

implante

reabilitacao_com_implantes

Sabia que se perder dentes também está a perder osso?

Perder um ou mais dos seus dentes desencadeia uma série de eventos que ditam consequências físicas e cosméticas. A mais óbvia é evidentemente a perda do sorriso perfeito. Menos evidente, mas não menos importante é a perda de função mastigatória e a incapacidade para comer uma dieta completa e o que daí pode advir. Enquanto estes assuntos se tornam evidentes, um problema potencialmente maior vive escondido: perda óssea.

Sem dentes para estimular o maxilar, o osso começa a desaparecer (atrofia) do mesmo modo que os músculos se tornam menos forte. Deste modo a perda de volume pode causar que a sua face pareça prematuramente envelhecida. A boa notícia é que os implantes dentários oferecem uma solução para parar este processo.

Quem é canditado à colocação de implantes

Os implantes podem ser colocados na maioria dos adultos. Normalmente não incluímos os adolescentes até eles atingirem a maturidade em termos de crescimento. Alguns problemas de saúde podem diminuir o sucesso do tratamento implantar. Nesse sentido apresente a sua história clínica ao seu médico antes de começar o tratamento.

Cada paciente é diferente e os resultados podem variar. Apenas o médico pode determinar qual o melhor plano de tratamento para si. Por favor questione sempre os riscos, cuidados e benefícios que o tratamento implica.

Benefícios dos implantes

  • Os implantes dentários incrementam a força mastigatória do indivíduo, estimulam os maxilares e limitam a perda óssea.
  • Os implantes dentários, ao contrário das tradicionais pontes, não necessitam de intervenção junto de dentes saudáveis.
  • Os implantes restauram a capacidade de mastigar apropriadamente, permitindo, deste modo, uma dieta completa e saudável.
  • Quer tenha perdido apenas um dente ou seja desdentado total, os implantes dentários trazem de volta o seu sorriso.

O que esperar?

O tratamento com implantes pode ser dividido em quatro fases: plano de tratamento, colocação do implante, colocação da coroa e plano de manutenção.

O implante é colocado no osso e é dado um período de tempo para integrar antes de anexarmos a coroa. Em alguns casos, você pode receber uma coroa temporária no mesmo dia. A coroa final é normalmente colocada 3 a 6 meses depois da colocação do implante. Manter a sua higiene oral é o ponto fundamental para manter o seu implante a longo prazo.

Uma breve história

Arqueologistas recuperaram esqueletos antigos onde os dentes tinham sido substituídos por materiais como ferro fundido ou conchas esculpidas. Os implantes modernos, feitos à base de titânio têm sido colocados de forma massiva desde os anos 70. O titânio tem a vantagem de ser leve e resistente e não é rejeitado pelo corpo humano (biocompatível). É o metal mais utilizado nas próteses ortopédicas e implantes dentários. A maioria dos implantes são parafusos de titânio que são colocados no osso maxilar ou mandibular num procedimento praticamente indolor. Deste modo, o implante serve como uma ancora para uma coroa feita em laboratório que será conectada a ele.A partir do moment em que a coroa é aplicada você praticamente não conseguirá distingui-la dos seus dentes naturais.